Não é o melhor, mas é tão emotivo quanto o primeiro.
Divertida Mente (2015) foi
uma animação que me surpreendeu muito quando a assisti. Todos sabemos que,
quando se trata de animações feitas pela Pixar em seus anos de ouro, elas de
alguma forma nos emocionam ou nos fazem refletir. Nenhum desses filmes é feito
apenas para crianças, mas também para adultos. Dito isso, Divertida Mente teve
sua sequência lançada em 2024, nove anos depois do original. Mas será que essa
sequência é tão boa ou até superior à primeira? É sobre isso que comentarei
abaixo, sem spoilers.
Em Divertida Mente 2, a jornada de Riley continua, agora como uma adolescente. Sua mente, que já era um lugar bastante agitado, passa por mudanças ainda mais intensas. Com a chegada da puberdade, novas emoções surgem, causando um verdadeiro caos na sala de controle. Alegria, tristeza e as outras emoções conhecidas terão que lidar com essa nova realidade e encontrar uma maneira de ajudar Riley a atravessar essa fase turbulenta da vida.
Nesta sequência, temos novas emoções: ansiedade, tédio, vergonha e inveja. Mais uma vez, as representações de cada uma delas são excelentes, e isso é apresentado na tela de forma extraordinária. Iremos, mais uma vez, nos identificar conosco mesmos, e, dependendo da idade de quem estiver assistindo, será possível relembrar a infância e como cada uma dessas emoções mudou nossa perspectiva de vida. No entanto, de todas as emoções, a que mais se destaca como protagonista é a Ansiedade, que torna a vida de Riley uma verdadeira loucura.
Gostei muito de como cada uma das emoções tem seu momento em tela, sem deixar nenhuma de fora. Seja o tédio, sempre buscando uma forma de otimizar tudo, ou a Vergonha, que, com outras emoções, também tem seu destaque. O filme aprofunda como cada uma dessas emoções impacta a vida de Riley e nos traz ensinamentos importantes, como a necessidade de aprendermos a dosar a atenção que damos à Ansiedade. Do contrário, ela pode tomar o controle de nossas mentes e causar uma grande confusão.
Outro ponto que quero comentar é o quanto essa animação está linda. A Disney investiu pesado para deixar o visual deslumbrante, seja nos cenários ou nos próprios personagens. No entanto, a empresa não quis arriscar em trazer grandes novidades; o filme é, em muitos aspectos, uma repetição do primeiro, com algumas alterações. Até a jornada de Riley é semelhante. Outro aspecto é a trilha sonora, que também se mantém praticamente a mesma, com poucas mudanças. Para mim, Divertida Mente 2 é ótimo, mas o primeiro ainda é superior. Mesmo assim, o filme agrada bastante e não decepciona.
Nota: 8.0
Divertida Mente 2 é comovente e adorável, capaz de arrancar risadas e causar estranhezas. Esta sequência conta com um roteiro inteligente e um elenco talentoso, proporcionando uma continuação bem-sucedida e emocionante, mesmo sem arriscar muito. Apesar disso, acerta em cheio. Prepare os lenços, pois as lágrimas serão inevitáveis
Sinopse
Com um salto temporal, Riley se encontra mais velha, passando
pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle
também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente
inesperado: novas emoções. As já conhecidas, Alegria, Raiva, Medo, Nojinho e
Tristeza não têm certeza de como se sentir quando novos inquilinos chegam ao
local.
Trailer